segunda-feira, 18 de julho de 2016

ENEM 2016 - MUDANÇAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Compartilhar no WhatsApp

Redação ENEM 2016 – Tema e Critérios de Avaliação
O ENEM 2016, (Exame Nacional de Ensino Médio), será realizado em novembro, e as inscrições se iniciam no dia 9 de maio. Com apenas sete meses disponíveis para o preparo individual, os alunos já se questionam quais seriam os possíveis temas da redação ENEM 2016, como se preparar para redigir um bom texto, quais serão os principais métodos de avaliação etc. Por se tratar de uma prova longa é altamente recomendado que os estudantes comecem a se preparar com assiduidade.
A redação ENEM 2016 é uma das provas mais importantes do exame, é aplicada para que o aluno desenvolva um texto discursivo e argumentativo de no máximo 30 linhas, no qual o candidato expresse opinião sobre o texto proposto, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e que proponha uma intervenção apropriada com total respeito aos direitos humanos, para isso o aluno recebe vários textos bases para ler antes de iniciar suas argumentações.


Mudanças na redação do ENEM 2016 e Critérios de avaliação
A última edição do ENEM, foi marcada por diversas mudanças, relacionadas a segurança, horário de aplicação das provas, segurança e processo de inscrições, mas nada relacionado a prova de redação. Os critérios para avaliação da prova de redação ENEM são a cada edição mais rigorosos e avaliam as seguintes competências:
  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.  
Possíveis temas para a prova de redação ENEM 2016
Para as edições anteriores do ENEM os temas propostos para a prova de redação seguem um contexto vivenciado em tempos atuais, podemos analisar essa afirmação relembrando as temáticas sugeridas nas útlimas edições do ENEM:
  • 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
  • 2013: Efeitos da implantação da lei seca no Brasil;
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Avaliando as escolhas de temas apontadas acima, relacionamos alguns possíveis temas para a prova de redação 2016 para que os candidatos possam se preparar aumentando o conhecimento a respeito dos possíveis temas.
1 – O legado dos jogos olímpicos no Brasil em 2016;
2 – Redução de maioridade penal;
3 – Agropecuária e impactos ambientais;
4 – Doenças virais no Brasil e no mundo;
5 – Escassez de água no Brasil e recursos hídricos;
6 – Igualdade de genêro e luta pelos direitos de igualdade;
7 – Mobilidade urbana;
8 – Sustentabilidade;
9 – Maus tratos a animais e rigorosidade na pena para infratores;
10 – Geração de energia.
É importante que o candidato se atente ao tema, pois é um fator decisivo para obter anulação da prova ou tê-la zerada, veja os sete motivos pelo qual o participante pode ter nota zero na prova de redação do ENEM 2016:
  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Texto com até sete linhas;
  • Impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, ou parte do texto deliberadamente desconectada ao tema proposto;
  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Redação em branco, mesmo com texto em rascunhos;
  • Cópia do texto motivador.

É altamente indicado que o candidato ao ENEM 2016 organize seu tempo, sugere-se fazer a prova de redação antes das questões objetivas, mantenha calma, não rasure, utilize o rascunho para não correr riscos, lembre-se das regras de utilização de vírgula e crase, não utilizar recursos como ironia ou sarcasmo, evite citações ou palavras difíceis que não tenha absoluta certeza do significado, não esqueça da elaboração do título e fique bem atento a estrutura padrão de uma redação: introdução, desenvolvimento contendo as argumentações e conclusão.
Ministério da Educação anuncia MECFlix e Hora do ENEM
O MECFlix é uma plataforma inovadora, totalmente gratuita, oferecendo aos candidatos, simulados e exercícios preparatório para o ENEM 2016.
Além do MECFlix, no mesmo dia 05/04, o MEC anunciou o Hora do ENEM, ferramenta totalmente gratuita que oferece aos candidatos ao ENEM um auxílio para a realização da prova, incluindo videoaulas, plano de estudos e simulados na modalidade online, também terá programas de TV.


fonte: 
http://www.sisutec.com.br/redacao-enem-2016/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seducabelem agradece pela vsita.